Cuidar dos nossos dentes

dentes03.gif
Na nossa escola costumamos bochexar a boca de 15 em 15 dias, às quintas-feiras com um liquido cor-de-rosa.

Quem nos trouxe este liquido foi a Doutora Odete, que é a responsável pela saúde dos meninos no nosso concelho.

Quando nós bochexamos o liquido, só passado algum tempo é que podemos ir beber água, porque se a bebermos logo a seguir ao bochexo o liquido não faz muito efeito aos nossos dentes. Tenho uma colega que tem uma pasta de dentes com o sabor do bochexo.

Inês Neves (4º-ano)


A lavagem dos nossos dentes

Nós devemos lavar sempre os nossos dentes. Nós devemos lavar sempre os dentes no minimo duas vezes por dia e especialmente à noite porque os micróbios aproveitam- se
dessa ocasião para estragar os nossos dentes.

Como toda a gente sabe, quando estamos a dormir não temos saliva. A saliva ajuda a combater os micróbios. Por isso, devemos lavar os dentes à noite.

Mas não julguem que é só lavar os dentes, também temos de evitar alguns doces, porque a lavagem dos dentes só faz a sua parte e nós temos de fazer a nossa. Há também o fio dental que também ajuda. É um fio pequeno que se compra nas farmácias. O fio dental só se utiliza depois de lavar os dentes. Passa-se o fio dental entre os dentes e eles ficam mais limpos.

É assim, que se pode tratar bem dos nossos dentes, para que mais tarde, não possa surgir problemas, ou seja, termos os dentes estragados.

Vamos todos tratar bem dos nossos dentes?

Dora Luciana (4º ano).



publicado por ruipampilhosa às 12:32
link do post | comentar | favorito